Thumbnail

Ficheiros digitais de alta qualidade vs mp3

Submetido por   Duarte Cancela em  Seg, 2017-03-27 19:04

Já todos nós ouvimos falar de ficheiros mp3. Aliás, muitos de nós já fizemos download destes ficheiros e usufruímos deles de imediato nos nossos dispositivos multimédia.Unknown Object

Apesar destes benefícios e facilidades, nomeadamente rapidez e acesso gratuito às músicas de que mais gostamos, esconde-se uma grande desvantagem. Os ficheiros mp3 não soam igual às músicas em formato digital de alta qualidade ou analógico. Para o comum utilizador, este é um pequeno preço a pagar. De qualquer forma, a maioria das pessoas também acaba por ouvir música em dispositivos de baixa fidelidade, o que não lhes permite destingir essa diferença. Se você é uma das pessoas que possui um dispositivo reprodutor de áudio de alta-fidelidade, ou o seu PC está equipado com um bom sistema de som no qual reproduz CD’s originais, com certeza já se apercebeu desta real diferença. Esta perda de qualidade deve-se à compressão de dados a que um ficheiro mp3 está sujeito.

Thumbnail

O ficheiro mp3 é o resultado de um processo de compressão de dados, a partir de um ficheiro original, o que nos permite poupar espaço no nosso disco rígido, leitor de mp3 ou outros dispositivos de reprodução áudio digital.

Num ficheiro áudio não compactado, cada música tem um tamanho aproximado de 30 a 40MB. O mesmo ficheiro em formato mp3 tem um tamanho aproximado de 3 a 4MB.

Outro dos grandes benefícios desta compressão de dados, está também na facilidade de ouvir uma música em stream, através da WEB de forma rápida.

Por outro lado, um ficheiro de música em mp3, está sujeito a uma perda considerável de informação (dependendo do nível de compactação) e por conseguinte, fidelidade áudio. Deste modo, uma música em formato mp3, nunca vai soar com a qualidade, do mesmo ficheiro original masterizado num CD ou noutro suporte multimédia.

Cabe-nos a nós decidir se vale a pena ouvir as nossas músicas preferidas com uma qualidade de estúdio e sem perda de informação, ou então ouvir as mesmas músicas em formato compactado.

Presumo que muitas das gerações mais novas, devido à facilidade de obter música pirateada na Internet,  nunca tenham ouvido uma música no seu formato original ou possam nunca vir a ouvir, estaremos nós a deixar escapar uma grande quantidade de informação que a música nos pode dar?

 

Saiba mais sobre ficheiros mp3 aqui.